Coritiba
Reprodução/Instagram Wilson

Análises

O acesso do Coritiba: experiência, planejamento e consistência

Foram 36 rodadas até o tão almejado acesso do Coritiba chegar ao Alto da Glória. Do começo de temporada sem brilho e com uma eliminação precoce no Paranaense, até o acesso com duas rodadas de antecedência, o Coritiba teve que construir uma base sólida para a disputa do Campeonato Nacional. Aqui na Rede Coxa, vamos trazer os principais pontos que levaram o Coritiba até o retorno para a Série A.

+ O Coritiba está na Série A do Campeonato Brasileiro!

Experiência com qualidade

Do elenco que disputou a Série B dentre os titulares, alguns medalhões se destacaram como segurança do elenco Alviverde. Wilson, Willian Farias, Robinho, Rafinha e Henrique são atletas que têm seus nomes ligados ao clube por uma grande identificação criada com a instituição e a torcida.

De outro lado, jogadores como Léo Gamalho, Castán e Waguininho, são jogadores acima dos 30 anos que na atual temporada fizeram por onde para estar no “hall” dos jogadores queridos pela torcida.

+ Siga a Rede Coxa no Twitter!

Na saída de campo da derrota para o Goiás na 35ª rodada, o meio campista Robinho deu uma declaração dizendo que o time deu uma “rateada” nas últimas partidas e que o Coritiba logo voltaria a vencer, uma vez que o clube estava ciente do planejamento que fez com a confiança em jogadores experientes.

Nos último quatro, cinco jogos, a gente deu uma ‘rateada’. Mas fez uma grande campanha até agora. Para isso que eles [diretoria] contrataram jogadores experientes que já passaram pelo clube (…). Vamos juntar os cacos, trabalhar e vencer em casa, que vai voltar tudo ao normal.

Robinho em entrevista à RPC.

O acerto da diretoria por jogadores experientes ficou nítido nos números do elenco titular do Coxa. Do time base (aquele que atuou em maioria do tempo na Série B), sete atletas têm mais de 30 anos.

Em números de gols, Léo Gamalho lidera o ranking do clube e do campeonato com 16 gols. Waguininho vem logo atrás com nove gols marcados.

Robinho é o 3º jogador com mais passes decisivos entre todos os clubes da competição, com média de 2.8 passes decisivos por jogo. Rafinha, mesmo não sendo titular absoluto do Coxa, ainda lidera o grupo de assistências, são seis ao total em toda Série B.

Castán, Henrique e Willian Farias são os atletas com maiores índices de passes certos por partida, a média dos atletas ficaram acima dos 85% em todo campeonato. Ainda no setor defensivo, o goleiro Wilson não sofreu gol em 14 jogos dos 35 disputados. A defesa Alviverde é, atualmente, a 4ª defesa menos vazada na competição. (Dados: SofaScore)

Consistência em números

Em um campeonato de 38 rodadas, haverão momentos de ascensão e instabilidades das equipes. O Coritiba ainda segue na busca pelo titulo nacional, porém, a campanha até o momento é exemplar para os times da Série B. São 36 partidas disputadas, 18 vitórias, 10 empates e oito derrotas. São 47 gols marcados e apenas 31 gols sofridos. Média de 1.3 gols marcados por jogo e são 15 jogos sem deixar as suas redes serem balançadas.

+ Publicidade 1xBet agora vista durante jogos do Brasileiro; veja mais!

Em questões de contratações, o Coritiba contratou 21 jogadores para a temporada e contou com o retorno de Igor Paixão. Daqueles contratados, três não ficaram até o fim da temporada (Igor, Tailson e Lucas Nathan), e Edson Carioca rompeu o Tendão de Aquiles e atuou por apenas uma partida pelo Alviverde.

Com o acesso confirmado, pode-se confirmar que a diretoria Alviverde obteve um considerável sucesso no quesito de aproveitamento de contratações na temporada.

Próximos jogos do Coritiba

  • Coxa x CSA – 21/11, às 19h00, no estádio Couto Pereira;
  • Ponte Preta x Coxa –  28/11 às 16h00, no estádio Moisés Lucarelli.