Coritiba
Coritiba/Divulgação

Especial

Por onde andam os destaques do Coritiba nas últimas edições da Copinha? Veja mais!

Sendo um dos torneios mais tradicionais de categorias de base de todo o mundo, a Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha) chega em 2022 com a sua 52ª edição e ao todo 128 clubes disputarão o torneio. O Coritiba disputou a Copinha pela primeira vez no ano de 1971 e sua melhor colocação foi no ano de 2012, com a 4ª posição. Desde 1997, o Coritiba esteve presente em todas as edições da Copinha. Mas afinal, com tantas participações na Copinha, por onde andam os jogadores destaques dos últimos anos do plantel Alviverde? A Rede Coxa foi atrás dos destaques e você confere tudo logo abaixo!

+ Siga a Rede Coxa no Twitter!

Coritiba na Copinha: de medalhista olímpico até a suburbana Paranaense

Não há como certificar que a disputa da Copa São Paulo dará livre acesso para o sucesso no futebol profissional. Diversos jogadores passaram pelo elenco Alviverde durante todos esses anos de disputa na competição. De maneira mais recente a lista é recheada de atletas que conseguiram certo prestígio dentro do futebol nacional e até mesmo mundial.

2012: Alex e Zé Rafael

No melhor ano em que o Coritiba se destacou na Copa São Paulo, o destaque daquele time tinha nome de ídolo Alviverde: Alex. Mas o xará do ídolo camisa 10 do Coxa, vestia a camisa 11 e tem Santos no sobrenome. Destaque naquele ano de 2012, Alex Santos marcou sete gols na competição e foi o vice-artilheiro da competição, atrás do atacante Valdívia (ex-Internacional, São Paulo e atualmente no Cuiabá). Alex Santos chegou a estrear profissionalmente pelo Coxa em 2012 mesmo, na derrota do Coritiba por 3 a 1, para o São Paulo, fora de casa. Na ocasião, Alex sofreu o pênalti que fez o Coxa diminuir na partida. Alex teve passagens por diversos times após aquele ano e o último clube que esteve foi Grecal-PR.

Alex Santos
Alex Santos em sua passagem pelo Potiguar, em 2020. (Divulgação/Potiguar)

Naquele mesmo time de 2012, o vice-artilheiro do Coxa na ocasião, com cinco gols, foi José Rafael, ou melhor, Zé Rafael. O meia-atacante foi destaque do Alviverde na competição, mas deslanchou mesmo no futebol na equipe do Londrina-PR, posteriormente foi vendido ao Bahia, onde em 2018, ao se transferir ao Palmeiras, se tornou a maior venda da história do clube baiano. Zé Rafael esteve no grupo que venceu a Libertadores da América em 2020 e 2021.

K9: destaque da Copinha

No ano de 2006, o Coritiba liderou o grupo R, com duas vitórias e uma derrota na competição, se classificou para a segunda fase, mas acabou caindo na competição nas quartas-de-final, ao perder nos pênaltis para o Comercial-SP, por 6 a 5. Mas o desempenho coletivo daquele time não foi o único destaque daquela competição, com oito gols marcados, Keirrison, aos 18 anos, foi vice-artilheiro da competição e levou para casa o título de melhor jogador da competição. K9 teve grande carreira no Coritiba e acabou tendo passagens por clubes como Palmeiras, Fiorentina-ITA, Santos e Barcelona-ESP. Atualmente, K9 está sem clube, mas não anunciou publicamente sua aposentadoria.

Ainda em 2006, a equipe do Coritiba contava com jogadores como Pedro Ken, volante Dirceu e o meia Marlos.

Coritiba
Futebol MS/Divulgação

2004: Rafinha, Miranda e Ricardinho

No ano de 2004, o Coritiba tinha um elenco recheado de jogadores que foram destaques na equipe Alviverde e ativos do clube nos anos seguintes. O zagueiro Miranda, o lateral direito Rafinha e o lateral esquerdo Ricardinho. Naquela participação, o Coxa foi eliminado nas semifinais, nos pênaltis pela equipe do Corinthians.

Miranda e Rafinha estão atualmente na equipe do São Paulo e irão disputar a Série A em 2022 pela equipe Paulista. Ricardinho teve passagens por Atlético-MG, Malmo-SUE e atualmente, com 37 anos, tem contrato renovado pelo São Joseense para a disputa do Paranaense de 2022.

2015: Guilherme Paraguaio e cia

Guilherme Paraguaio, ou também conhecido como Guilherme Parede, foi um dos destaques daquele plantel do Coritiba no ano de 2015. O camisa 77 teve passagens por equipes como Internacional, Vasco da Gama e atualmente está na equipe do Talleres-ARG. Naquela equipe em 2015, Raphael Veiga, Vitor Carvalho, Julio Rusch, Kady e Evandro, completavam o elenco Alviverde.

Raphael Veiga em especial foi campeão da Libertadores no ano de 2020 e 2021, com gol marcado na final contra o Flamengo, em partida que terminou 2 a 1 para a equipe paulista.

2017 e 2018: elenco de destaque no profissional e medalhista olímpico

Em 2017, o elenco Alviverde era formado por atletas como Gustavo Mosquito, Nathan Fogaça, Luiz Henrique (Luizinho), Matheus Bueno, Vitor Carvalho, Romércio, Arthur (goleiro emprestado ao CRB), Thallisson Kelven e o medalhista olímpico pela seleção Brasileira, Matheus Cunha.

Mosquito atualmente está na equipe do Corinthians; Matheus Bueno e Vitor Carvalho estão na equipe do Gil Vicente-POR; Nathan Fogaça ainda compõem o elenco Alviverde; Romércio está na equipe do Remo e Thallisson Kelven atuou na última temporada pela equipe do Vitória. Do time de 2017, o destaque maior fica para Matheus Cunha, o jogador foi um grande destaque da seleção brasileira na última Olimpíada de Tóquio 2020 e se consagrou com o Ouro Olímpico. Atualmente, Matheus Cunha atua pelo Atlético de Madrid.

Coritiba
Elenco Alviverde em 2017. (Coritiba/Divulgação)

No ano seguinte, o time do Coxa teve nomes como: o goleiro, Diego Monteiro, atualmente no Comercial-SP; o atacante Pablo Thomaz, atualmente no Paraná Clube e Talysson Lalau, também no Paraná Clube. Outros atletas que estavam no elenco, são os piás Henrique Vermudt e Guilherme Biro, ambos compõem o elenco do Coxa na temporada de 2022.

+ Coritiba fecha com o lateral Egídio; veja mais!

2020: base para 2022

Por não haver competição em 2021, por conta da pandemia da Covid-19, a equipe de 2020 foi a última que disputou a competição pelo Coritiba. Naquele grupo, diversos atletas já assinaram contratos profissionais pelo Alviverde e já estão com o grupo para a temporada de 2022.

No grupo de 2020, jogadores como Natanael, Rafael William, Ângelo, Márcio Silva, Bernardo, Biel, Guilherme Biro e João Vitor (Robinho), compõem o time do Coxa para a temporada de 2022.

O goleiro Marcão estava naquele elenco, mas atualmente está emprestado ao Rio Branco-PR para a disputa do Paranaense. Outro atleta que estava com o elenco, é o zagueiro Thiago Dombroski, o Piá do Couto atualmente está na equipe sub-20 do São Paulo, comandada pelo ídolo Alviverde, Alex.

Coritiba
Coritiba em 2020 (Coritiba/Divulgação)

O Coritiba divulgará a lista de relacionados para a competição em 2022 na manhã desta quarta-feira (05). O jogadores serão comandados pelo técnico Alan Ribeiro.