Notícias

Campeonato Paranaense 2020 com mudança na fórmula

Na manhã desta sexta-feira (18/10), numa reunião envolvendo representantes (Samir Namur representou o Coritiba) dos 12 participantes da competição e a FPF (Federação Paranaense de Futebol), foi definido o regulamento para os próximos dois campeonatos estaduais. Lembrando que a mesma fórmula valerá pelos próximos 2 anos, de acordo com o Estatuto do Torcedor.

Em 2020, os 12 clubes se enfrentarão em turno único, se classificando os 8 melhores para o mata-mata; que será no formato de cruzamento olímpico tradicional (1° x 8°; 2° x 7°; 3° x 6°; 4° x 5°). As quartas de final, semifinais e final serão disputadas em jogos de ida e volta. Os dois piores classificados na primeira fase serão rebaixados. A FPF sugeriu manter o mesmo formato de 2018/19, porém os clubes não aceitaram e optaram pela alteração.

No total, o estadual terá 17 datas, sendo 11 datas na fase de grupo, com 6 mandos de campo para os 6 primeiros colocados da edição anterior (cap, Toledo, Coritiba, Londrina, Operário e Paraná Clube) e 5 mandos para os demais participantes (FC Cascavel, Rio Branco, Cascavel CR, Cianorte, PSTC e União); e 6 datas no mata-mata. A competição está prevista para começar no dia 18/01 e terminar em 26/04. A tabela base deve ser divulgada até 18/11, respeitando a antecedência prevista no estatuto do torcedor.

Outra mudança é que não haverá mais limite de jogadores inscritos na competição (era de 30 atletas por clube, com possibilidade de 5 trocas no decorrer da competição).

Sabemos que os estaduais perderam muito da relevância que já tiveram, sendo que atualmente muitos torcedores já pedem para que usemos a competição como oportunidade para jovens atletas. Nesta fórmula, acreditamos ser possível conciliar oportunidades para a piazada, e ainda conseguir montar um time para o decorrer da temporada.

Crédito da imagem de capa: Albari Rosa/Gazeta do Povo