Coritiba
Coritiba/Divulgação

Notícias

Coletiva de imprensa da diretoria do Coritiba: mercado sul-americano, futebol feminino e elenco para 2022; veja mais

O Conselho Administrativo do Coritiba forneceu uma coletiva de imprensa para tratar do planejamento do clube para 2022. Agora com o acesso confirmado, a diretoria Alviverde começa a planejar a temporada seguinte e tópicos como o Campeonato Paranaense, futebol feminino, avaliação interna do elenco e busca por novos reforços para 2022, foram respondidos pelos membros da diretoria Alviverde.

Participaram da entrevista o presidente do Coritiba, Juarez Moraes, ao lado dos vice-presidentes, Glenn Stenger, Osíris Klamas, Jair José de Souza e Maurício Gulin e do diretor institucional, Vilson Ribeiro de Andrade. 

+ Publicidade 1xBet agora vista durante jogos do Brasileiro; veja mais!

Coletiva de imprensa

O presidente Juarez Moraes e Silva iniciou a coletiva de imprensa destacando que as ações da diretoria durante o exercício da gestão, são baseados nos ideais deixados por Renato Follador, falecido em julho deste ano.

Juarez ainda destacou a importancia da união do conselho adminstrativo, deliberativo e da torcida Alviverde, sejam sócios ou não-sócios. O presidente agradeceu a confiança daqueles que compoem o Coritiba como um todo. No fim da primeira fala, Juarez Moraes agradeceu a comissão técnica de Gustavo Morínigo e todo o elenco Alviverde.

A revolução está em marcha. Follador estaremos aqui honrando o seu nome e honrando toda a tradição de 112 anos deste grande clube que é o Coritiba. Muito obrigado.

Juarez Moraes em coletiva de imprensa

Perguntas da imprensa

Após o falecimento de Renato Follador, o Coritiba teve que enfrentar diversas dificuldade dentro do planejamento anual e além do triste falecimento do presidente, o Coxa foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro após três meses do início da nova gestão. O presidente Juarez Moraes comentou sobre o ano do Verdão e as adversidades enfrentadas.

Sem dúvida alguma, as dificuldades foram imensas. Acho que nós vivemos 11 meses, com o sentimento de 11 anos. Tudo aconteceu de uma forma dinâmica e muito desafiadora. Tanto no aspecto financeiro, administrativo, quanto emocional. Tudo aconteceu com o Coritiba de uma forma muito complexa e desafiadora. E se tem uma palavra que nos deu condições enfrentar tudo isso, foi a união. O sentimento de amor pelo Coritiba.

– Juarez Moraes e Silva em coletiva de imprensa

Na atual temporada, mesmo com a eliminação na primeira fase do Campeonato Paranaense, o Coritiba não abriu mão do planejamento com Gustavo Morínigo no comando técnico. O vice-presidente Glenn Stenger falou um pouco sobre o planejamento do clube para 2022.

+ Siga a Rede Coxa no Twitter!

Sim, em 2022, o Coritiba fará exatamente o que fez em 2021. Nós seguiremos nosso planejamento. O planejamento não é imutável. Ele pode sofre algum ajuste, é até necessário que hajam esses ajustes. Você cita o nome do técnico Gustavo Morínigo, eu preciso deixar muito claro uma pessoa que é extremamente séria, honrada, uma pessoa que nos emprestou muito da dignidade que ele tem, e colocou essa dignidade no clube e no time que ele geriu. Nós temos a intenção de permanecer com ele no ano que vem.

– Glenn Stenger

Após a queda para a Série B, o Coritiba dissolveu a parceria que tinha firmado com o Toledo para o Futebol Feminino do clube. Agora de volta para a Série A, a obrigatoriedade faz com que o clube tenha que reativar o elenco feminino. O Vice-presidente Maurício Gulin falou sobre o tópico em coletiva.

Realmente o futebol feminino faz parte do planejamento estratégico do Coritiba. Até mesmo por que é uma obrigatoriedade da Série A, ao qual a nossa diretoria fez o trabalho árduo de nos colocar novamente do lugar onde nunca deveríamos ter saído. O Coritiba já vem fazendo contatos para a formulação do time feminino e também vem em conversas avançadas com algumas entidades que vão trazer mais uma vez uma gloriosa a parceira ao Coritiba que vão honrar muito a nossa camisa.

– Maurício Gulin

O Coritiba conta atualmente com os goleiros Wilson e Alex Muralha como goleiros experientes no elenco, e tem também Diego Monteiro, Marcão, Rafael Willian e Arthur (emprestado ao CRB) como opções das categorias de base. O Vice-presidente Osíris Klamas falou sobre o planejamento do clube para a meta Alviverde na temporada de 2022.

O Coritiba tradicionalmente sempre teve grandes goleiros, nós temos hoje e para o próximo ano, contando com a experiência do Wilson e do Muralha, e também já pensando no futuro, então, o Marcão tem se destacado muito e participou esse ano com o elenco. O Rafael também tem participado dos treinamentos e da composição do elenco, então, o Coritiba tradicionalmente sempre foi uma referencia de goleiros. Então, o que posso passar é o que: temos convicção dos nosso goleiros, das suas capacidades, são goleiros que tem experiência já na Série B, mas principalmente já estiveram na Série A, então, eles fazem parte do elenco e estão no nosso planejamento.

– Osíris ainda destacou que os goleiros recebem propostas de transferência e que estarão “de olho” no mercado para possíveis alternativas da meta Alviverde.

Com base no retrospecto de Gustavo Morínigo, o Coritiba começa a estudar o mercado Sul-americano para angariar novos reforços para 2022. Osíris Klamas destacou que o Coxa segue observando o mercado latino e que possivelmente poderá ter reforços estrangeiros no clube em 2022.

Especificamente em nomes, não. Nós não começamos essa busca, essa procura. Mas existem um banco de dados. Estamos monitorando o mercado brasileiros e o Sul-americano, justamente por conta dessa questão cambial. Então, o Coritiba, lógico, está aberto. Tem intenção de ir atrás desse mercado, mas como eu disse, vai depender muito dessa nossa necessidade, nós temos um mapeamento do nosso elenco, quem vai permanecer, no segundo momento quais são as deficiências e necessidade, e ai sim, o mercado sul-americano será contemplado junto com o brasileiro, Série A e Série B.

– Osíris ainda destacou o passado vitorioso com estrangeiros atuando no Coritiba

Dentro do elenco Alviverde, levanta-se muito a questão referente um clube competitivo na campanha da Série A de 2022. Vilson Ribeiro de Andrade declarou que o Coxa busca o chamado “equilíbrio” na construção do elenco de 2022.

Para cada campeonato, ‘você’ tem que estrutura um equilíbrio que nós chamamos. A Série B tinha um equilíbrio, evidentemente que a Série A vai ter um outro objetivo, porque a Série A tem um conceito diferente. É um campeonato com um nível técnico bem apurado e muito intenso. O que nós temos que fazer é montar um time dentro dessas características.

– Vilson Ribeiro de Andrade

Veja na íntegra a coletiva de imprensa da diretoria do Coritiba:

Próximos jogos do Coritiba

  • Coxa x CSA – 21/11, às 19h00, no estádio Couto Pereira;
  • Ponte Preta x Coxa –  28/11 às 16h00, no estádio Moisés Lucarelli.
Tags

Comentários

  • Boa tarde.
    Primeiramente parabéns ao Coritiba e também aos envolvidos pelo acesso à SÉRIE A 2.022.
    Agora se realmente almejam serem campeões vão precisar jogar ainda muito futebol e golear seus próximos dois e últimos jogos. Oras porque o Coritiba está há dois pontos atrás e com 6 gols a menos que o Botafogo.
    Se o CORITIBA QUER MESMO SER TRI-CAMPEÃO DA SÉRIE -B, terá que golear seus últimos dois jogos para tirar a diferença dos 6 gols que pesa a favor do Botafogo. Ainda secar para que Botafogo não vença seus jogos e também não faça gols. É essa minha mensagem.
    Atenciosamente o forte abraço de um Coxa Branca desde pequenino há 53 anos.
    Ervino.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.