Notícias
Coritiba apresenta técnico Eduardo Barroca
Na tarde de hoje, em coletiva no CT Bayard Osna, o Coritiba apresentou o seu técnico para a temporada de 2020: Eduardo Barroca. O técnico já havia sido confirmado em dezembro para o clube, mas somente hoje foi apresentado para a imprensa de forma oficial. Barroca já trabalhando com o elenco na pré-temporada desde o dia 02/01.
Barroca é carioca, tem 37 anos e começou a carreira de técnico nas categorias de base do Botafogo, em 2016, passando para o sub-20 do Corinthians em 2018 e voltando ao Botafogo para assumir o time principal, já no ano passado. No dia 06 de outubro, ele foi desligado do comando depois de uma derrota para o Fluminense, saindo depois de 27 jogos, com 10 vitórias, três empates e 14 derrotas, um aproveitamento de 40,7%. No dia 14 de outubro, foi anunciado no Atlético-GO, onde comandou o time em 9 jogos, conquistando 3 vitórias, 5 empates e 1 derrotas – aproveitamento de 51,8% – e sacramentando o acesso do time goiano à Série A, em 4º lugar.
Na coletiva, quando questionado sobre o seu método de trabalho, Barroca explicou que prefere o time mais ofensivo, e defendeu que o Coritiba deve buscar ser o protagonista das partidas para estar próximo das vitórias. Ele explicou que dividiu o período de preparação do elenco em 3 etapas: a primeira começou dia 02/01 e vai até o jogo contra o Manaus-AM, pela 1ª fase da Copa do Brasil; a segunda etapa vai até o final da fase classificatória do Estadual; e a terceira fase na fase eliminatória do Paranaense.
O presidente Samir Namur e o diretor de futebol Rodrigo Pastana também participaram da coletiva, para falar sobre a preparação e contratações para o elenco para este ano. Namur também esclareceu a situação de alguns outros jogadores do elenco e outros sondados:
• Wilson retorna de empréstimo e só será negociado por vontade própria, mas terá que lutar pela titularidade da posição em pé de igualdade com Alex Muralha e o recém-contratado César;
• O clube aguarda ainda por propostas pelo Yan Couto. O presidente disse que há sondagens de 3 clubes, mas nenhuma proposta oficial. O valor esperado ainda é o mesmo (€ R$ 5 mi) e segundo o presidente, se negociado, Yan só deve deixar o clube no meio do ano, quando completa 18 anos;
• A lista que vazou com o nome de Renê Júnior, volante do Corinthians, como atleta supostamente contratado pelo Coritiba, esfriou a negociação. O presidente esclareceu que a lista foi vazada da clínica onde os jogadores fazem os exames de pré-temporada;
• Berrío e Guerra estão descartados pela diretoria;
• Pastana confirmou a contratação do ponta Gabriel, vindo do Flamengo, e disse ser uma indicação do próprio Eduardo Barroca;
• Foi confirmado também o empréstimo do atacante Pablo Thomaz, artilheiro na base, para o RB Brasil, que vai disputar a Série A2 do Campeonato Paulista. Segundo os dois dirigentes, o garoto de 19 anos não teria espaço no time principal esse ano e foi negociado para adquirir experiência.
O Coritiba estreia na temporada daqui a duas semanas, no dia 19 de janeiro, contra o FC Cascavel, no Couto Pereira às 18h, Campeonato Paranaense 2020.