Luizão Coritiba
Coritiba/Divulgação

Notícias

Coritiba recupera o Certificado de Clube Formador da CBF

Na listagem atualizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira (02), o Coritiba torna a aparecer no grupo dos times com direito ao Certificado de Clube Formador da CBF.

O Coritiba havia perdido o direito ao Certificado na última listagem da CBF e torna a aparecer nesta listagem do inicio de dezembro. A CBF divulgou a lista e ao lado do Coritiba, outros 35 clubes aparecem com o direito ao certificado.

Certificado de Clube Formador

O título do CCF (certificado de clube formador) é um título importante por diversos motivos, afinal, o título está diretamente ligado com as questões contratuais, compra e venda de jogadores que tiveram vínculo com a base do time em questão. O título garante e assegura à instituição esportiva de requisitar a indenização por formação dos jogadores.

O Coxa garante também com a certificação, o direito de celebrar o primeiro Contrato Especial de Trabalho Desportivo com os atletas das categorias de Base com duração de 3 meses a 5 anos; e o clube formador tem a preferência por contrato de renovação. 

As exigências e requisitos para a entidade formadora obter o certificado, são muito criteriosos e podem ser analisados no art. 29, § 2º da Lei Pelé.