Notícias

Couto Pereira balançar, é normal? Veja o que diz especialista

Viralizou um vídeo nas redes sociais, da reação da torcida coxa-branca no clássico Atletiba, que aconteceu no último domingo (18).

O vídeo mostra o estádio balançando, e causou discussão entre os internautas.

Instagram / oguborges_

A Rede Coxa entrou em contato com Charles Jaster, professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Positivo, para explicar esse fenômeno que acontece no Couto Pereira.

+ Siga a Rede Coxa no Twitter!

É normal?

Esse tipo de comportamento é normal e ocorre em muitos estádios no Brasil e no mundo. Tendo muitos outros vídeos virais com mesmas características. Essas vibrações podem ser consideráveis, especialmente em estádios grandes e cheios, e podem afetar a integridade estrutural da edificação se não forem adequadamente consideradas no projeto e na manutenção do estádio.

Professor de engenharia civil

Junta de dilatação, o que é?

Juntas de dilatação são elementos estruturais projetados para permitir a expansão e contração térmica em edificações como no caso do estádio do Coritiba de concreto armado, prevenindo assim o surgimento de fissuras e danos estruturais devido às variações de temperatura.

Charles Jaster, em entrevista

Vibrações

as vibrações, são movimentos oscilatórios que ocorrem em resposta a uma fonte de excitação externa ou interna. Essas vibrações podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo: cargas dinâmicas, ressonância, sismos, máquinas e equipamentos. No caso do vídeo do Estádio Couto Pereira, é resposta a carga dinâmica da torcida que está pulando. Do lado esquerdo da junta temos uma estrutura de intensidade de carga diferente da estrutura e da carga da direita, gerando este efeito diferencial de vibração.

Charles Jaster, em entrevista a Rede Coxa

+ Tudo sobre o Coritiba, aqui na Rede Coxa!

Em 2019, um estudo realizado pela Universidade Tecnológica do Paraná, registrou, no Couto Pereira, um “terremoto” que atingiu 5.8 na Escala Richter.

Tags

Comentários

    Deixe uma resposta

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.