Arquivo/Coritiba

Notícias

Estádio Major Antônio Couto Pereira completa 89 anos, conheça a sua história

Em sua primeira partida de futebol, o Coritiba venceu o América-RJ por 4 a 2.

O dia 20 de novembro de 1932 ficou marcado na história do clube, foi a inauguração do primeiro e único estádio do Coritiba: Major Antônio Couto Pereira. Hoje, está completando 89 anos de história. 

Apesar de ser o único estádio do time, o Couto não foi a única “casa” do Verdão. De 1917 a 1927, o clube sediou seus jogos em um local nas imediações do Parque da Graciosa, num terreno que havia sido cedido pela família de Arthur Iwersen.

Antes disso, o Jóquei Clube Paranaense era palco das partidas do Coritiba. Após o rompimento do contrato com a família Iwersen, o clube foi em busca de um novo terreno para abrigar seu estádio. O Couto seria, na verdade, a terceira “casa” do time alviverde.

O terreno no Alto da Glória, foi comprado em dezembro de 1928 pelo então presidente do clube, Couto Pereira. Quatro anos depois, em 1932, foi inaugurado o estádio com o nome de Estádio Belfort Duarte, sobrenome de João Evangelista, ex-jogador e dirigente do América, conhecido pela sua lealdade e ética nos gramados e fora dele.

Até chegar ao estádio que conhecemos hoje, o Belfort Duarte passou por muitas transformações como a construção das arquibancadas, em junho de 1936,que  dobrou a capacidade de público do estádio. Depois, em 1939, houve a construção da sede social do Clube. Em 1941, refletores foram instalados para a primeira partida noturna do Paraná. 

Passados alguns anos, quando Aryon Cornelsen assumiu a presidência do time, em 1956, anunciou reformas e ampliações. O empresário desejava transformar o estádio em um grandioso centro esportivo, pois visualizava o crescimento do número de torcedores, ano a ano. O projeto previa a construção de 75 mil lugares e várias lojas para servir o público. A idéia era criar um ambiente que pudesse ser desfrutado fora do período de jogos, gerando renda ao clube e trazendo novos torcedores. Nas décadas de 1960 e 1970 o estádio foi sendo completado, com a construção das Sociais, reta da Mauá, além das curvas de entrada e fundos, chegando a ter uma capacidade para 60.000 pessoas.

Em 1977, o estádio mudou seu nome para Couto Pereira, após a morte do ex-presidente e idealizador do projeto.

Em 2014, com a reforma da curva da Mauá e inauguração do setor Pro-Tork, o estádio teve sua capacidade de público fixada em 40.310 pessoas. O espaço conta com 38 camarotes e quase 5 mil cadeiras. A área tem 4 mil metros quadrados e conta com lanchonetes exclusivas, além de banheiros com acessibilidade.