STJD
(Foto: Caio Filho)

Notícias

Presidente do STJD, responsável por liminar favorável ao Cruzeiro tem vínculo familiar com o clube

A volta das torcidas aos estádios é algo que depende de inúmeros fatores, instituições, órgãos e o aval do governo do estado ou prefeitura da cidade onde o estádio em questão estará localizado.

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) é um dos órgãos onde tem peso nas decisões sobre a volta das torcidas aos estádios e o seu presidente Otávio Noronha, tem histórico de relações com a diretoria do Cruzeiro, único time que disputou partidas com torcida na Série B deste ano. Entenda mais sobre o assunto logo abaixo:

Pai declaradamente cruzeirense

O presidente do STJD eleito em julho de 2020, Otávio Noronha e seu pai João Otávio de Noronha – atual presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), segunda a notícia divulgada pelo Portal UAI, no dia 15 julho de 2020, pai e filho estiveram na reunião do Conselho Deliberativo do Cruzeiro em que aprovou as contas de 2019, no 1º ano da gestão do ex-presidente Wagner Pires.

Presidente STJD
João Otávio de Noronha (esquerda) e Otávio Noronha (direita), durante reunião do Conselho Deliberativo do Cruzeiro  (Foto: Igor Sales/Cruzeiro)

Além da relação com o Conselho Deliberativo, em 2019, em entrevista à Rádio Itatiaia, João Otávio Noronha acabou declarando-se cruzeirense e durante a reunião no Conselho Deliberativo do Cruzeiro o pai do presidente do STJD reforçou os votos de confiança e torcida para o time mineiro. Otávio tem seu pai cruzeirense declarado

STJD interferindo na CBF e o posicionamento do Coritiba

Em informação divulgada pelo GE.com na última semana, o presidente do STJD Otávio Noronha, indeferiu o pedido da CBF para reconsideração da liminar concedida ao Cruzeiro e com isso, o clube mineiro conseguiu a permissão para receber torcedores nos jogos como mandante na Série B.

+ Coritiba aguarda a liberação para todos os clubes e já começa adaptar o Couto Pereira para receber público.

O pedido da CBF, apoiado por Londrina e Goiás, acabou sendo realizado por dois motivos principais: o acordo feito pelos clubes em que diz que a torcida voltará aos estádios somente quando todos os clubes tiverem a autorização para que isso ocorra e o fato de essa liberação do STJD privilegiar apenas o Cruzeiro dentro toda uma competição com mais 19 clubes.

Perante o primeiro motivo do pedido da CBF, segue o posicionamento oficial do Coritiba, perante a liberação de público da prefeitura de Curitiba ainda nessa semana:

“Jogaremos sem torcida no estádio Couto Pereira no dia 27.08 (sexta) 21.30, diante do Botafogo, no Alto da Glória;

Mesmo com a liberação da Prefeitura de Curitiba, a CBF (alegando questão de isonomia) só pretende homologar jogos com torcida quando as prefeituras de todas as cidades do Brasil procederem desta forma, através das autoridades sanitárias.

Coxa e Couto estão prontos caso necessário abrir os portões de imediato nesta nova realidade do futebol.

O Coritiba seguirá todas as recomendações e determinações da CBF e das autoridades sanitárias para que então os portões possam ser reabertos com total segurança.”

Após a última partida do clube mineiro contra o Confiança, na última sexta-feira (20), pela Série B, a cidade de Belo Horizonte proibiu a presença de público nos estádios por conta das confusões dentro e nos arredores do Mineirão. Porém, com o indeferimento por parte do STJD, o Cruzeiro segue liberado para receber público nos estádios.

Otávio Noronha julgará o pedido interposto pelo Cruzeiro, onde o clube solicita a liminar em que permite o clube atuar com público em qualquer cidade que permita este tipo de evento, desde que siga os ‘protocolos’ estipulados de prevenção à Covid-19. A ideia do clube mineiro é levar os jogos contra Ponte Preta e Operário na Arena Jacaré, em Sete Lagoas, onde existe a permissão para jogos.

O Coritiba, como o restante dos clubes da Série B, segue aguardando a liberação da CBF em conjunto as Secretárias de Saúde Municipais, para que todos os clubes tenham as chances iguais de atuar com público nos estádios.