Divulgação/Coritiba

Opinião

Futuro Alviverde

Nas últimas semanas, o Coritiba tomou decisões importantes quanto ao futuro de jovens atletas oriundos da base. Bernardo, campeão da Copa do Brasil sub-20, teve seu contrato renovado até janeiro de 2024, Ruan Lucas e Kaio César, também campeões, assinaram seus primeiros contratos profissionais, e o goleiro Marcão, uma das principais promessas da categoria de base alviverde, também teve seu contrato renovado até dezembro de 2023.

Pelo contexto do futebol brasileiro atual, a renovação de contrato de jovens atletas garante não apenas o mantimento destes jogadores para renderem frutos dentro de campo, como também, permitem que esses atletas possam ser negociados em um futuro próximo, e que o clube formador seja recompensado pela sua formação.

No Coritiba, uma gestão positiva e responsável dos jovens atletas foi raridade por um longo período, um sintoma claro de um clube que não passava por um bom momento. A diretoria alviverde prometeu corrigir esses erros imediatamente e os frutos estão sendo colhidos: somos o campeão da Copa do Brasil sub-20 de 2021 e temos em nosso elenco atual três atletas que subiram recentemente das categorias de base e são titulares absolutos: Natanael, Guilherme Biro e Igor Paixão, sem contar com Henrique e Willian Farias, que um dia já traçaram esta mesma trajetória.

A próxima geração de jovens atletas do Coritiba, carrega uma forte identificação com o clube e uma mentalidade vencedora, dois dos principais aspectos que tornam jogadores ídolos dentro de um clube de futebol. O técnico Gustavo Morínigo foi trazido com o perfil de um treinador que sabe trabalhar com os jovens atletas e aos poucos vem mostrando tudo que pode extrair deles dentro de campo.

Verde é a cor da esperança, e a piazada do Couto vem gerando cada vez mais esse sentimento no torcedor alviverde, por um futuro buscando maiores horizontes.