Opinião

O Melhor Coxa do Ano

Na 20° partida do Coritiba em 2022 a equipe fez exatamente aquilo que se esperava dela e principalmente: tudo aquilo que foi preparada para entregar. Num jogo praticamente sem erros, o Verdão mostrou que a “pré temporada” foi muito bem usada!

Todos sabem que o objetivo principal é a manutenção na Série A. Para o moral da torcida, para a saúde financeira e institucional, para viabilidade do Clube, todo o planejamento é voltado para este fim. Desde o momento do acesso, tudo dentro do clube é voltado pra isso.

E o começo dessa caminhada não poderia ser melhor. Numa apresentação de encher os olhos, o Coritiba foi muito seguro defensivamente a ponto de não sofrer nenhuma finalização em gol e ao mesmo tempo muito perigoso e letal na frente. Só não goleou porque Tadeu estava inspirado.

Muralha seguro e melhor nas reposições, laterais bem posicionados e ajudando na frente, inclusive com uma baita assistência de Egidio, zagueiros seguros e sem erros, Farias um cão de guarda e acertando nada menos que 98% dos passes (via @SofaScoreBR). Com isso, zero riscos atrás.

Mas todos esperavam mais do que uma equipe segura contra um adversário fraco e desfalcado. O que os mais de 18 mil torcedores queriam era a manutenção de um ataque que vem dando o que falar na atual temporada. E o trio Manga, Paixão e Gamalho não decepcionou!

Cada um participou ativamente de um tento, seja balançando as redes, seja sendo garçom. Cada um fez o que sabe melhor: Gamalho bem posicionado fez gol, Manga com ótima finalização com o pé direito também e Paixão dando a 7ª assistência pra um golaço do craque do jogo Andrey.

Além dos gols, precisamos destacar 3 lances nos quais Tadeu fez milagres e que não deixaram o Coxa abrir mais larga vantagem;

26’- Paixão cruza pra Gamalho chutar no contrapé e Tadeu defende. Linda jogada e cruzamento do Paixão.

82’- Regis na cara do gol chuta rasteiro e Tadeu pega com os pés. Baita enfiada de Gamalho.

90’- Egidio vai ao fundo e cruza pra Paixão fuzilar de cabeça pra Tadeu defender.

Mas apesar da ótima partida defensiva e da excelente atuação do trio ofensivo, e além da boa atuação (cada vez melhor) do meia Thonny, a grande estrela da manhã foi Andrey. Dominou a meia cancha, ocupou todos os espaços e fez um golaço de primeira. O craque do elenco!

A vitória por 3×0 foi um baita cartão de visitas de um Coxa muito bem armado pelo Gustavo Morínigo, onde mostrou praticamente todo seu repertório de forma exemplar. Se houvesse manual de como começar uma Série A, seria essa apresentação.

Que o Coxa continue evoluindo, que as peças continuem melhorando entregando o que podem e que façamos uma competição segura. E que principalmente alcancemos nosso objetivo principal: estar na elite do futebol nacional em 2023.

O planejado de 3 temporadas, a manutenção da comissão técnica e as escolhas do elenco não me deixam mentir: Hoje novamente somos um Clube de Série A! Que mantenhamos essa pegada por muitos anos e que voemos mais alto muito em breve.