Análises
O primeiro turno do Coritiba na série B 2021
O Coritiba completou o primeiro turno na última quarta-feira, dia 17/08, terminando na liderança. Com um futebol consistente e objetivo, em um campeonato que conta com clubes de tradição e com orçamento até maior que o time do Alto da Glória, Morínigo conseguiu cumprir metade de seu objetivo até aqui, mesmo contestado por parte da torcida e também da imprensa.
Com 36 pontos conquistados em 19 rodadas, o Coxa conseguiu chegar a 1ª posição na 17ª rodada contra o Brasil de Pelotas. Segundo dados dos últimos anos, se acumular mais 27 pontos (9 vitórias) o Coxa pode garantir o acesso a série A de 2022. O 2º turno se inicia nesta sexta, dia 20/08, diante do Avaí. Confira mais detalhes sobre a campanha até aqui.
10 vitórias
06 empates
03 derrotas
SG +9
23 gols marcados
14 (C)
(5) Léo Gamalho / (4) Waguininho / (2) Igor Paixão, Val / (1) Henrique
09 (F)
(4) Léo Gamalho / (1) Waguininho, Igor Paixão, Val, Castán, Paulo Sérgio (Sampaio – contra)
14 gols sofridos
06 (C)
Londrina, Remo, Vasco, CRB, Náutico, Goiás
08 (F)
Botafogo, Sampaio Corrêa, Operário, CSA
Artilharia
(9) Léo Gamalho
(5) Waguininho
(3) Igor Paixão, Val
(1) Henrique, Luciano Castán
* 1 gol contra de Paulo Sérgio pelo Sampaio Corrêa
Léo Gamalho #09
Artilheiro do time e vice-artilheiro no campeonato. Seus gols fizeram a diferença na posição do Coxa na tabela. Em participações diretas em gols, é o 6º entre os atletas da série B.
Assistências
(4) Igor Paixão
(3) Robinho, Rafinha
(2) Val
(1) L. Castan, Léo Gamalho, Waguininho, Henrique, Matheus Sales
Igor Paixão #98
Cresceu de produção durante o campeonato e os números mostram como tem sido um dos pilares do ataque.
Waguininho #13
#NuncaCritiquei. Calador dos críticos, frio e calculista. Uma das melhores surpresas do elenco, sendo muito importante em diversos jogos.
Minutos jogados
L. Castan e Wilson
1620 min – 18 jogos
Léo Gamalho
1530 min – 18 jogos
Waguininho
1383 min – 18 jogos
Cartões vermelhos
(1) Natanael, Gustavo Morínigo
As 2 expulsões foram contra o CRB.
Cartões amarelos
(4) Val, Willian Farias, Rafinha, Biro / (3) Robinho, Léo Gamalho, Waguininho, Igor, M. Sales, Igor Paixão, Henrique, Natanael / (2) L. Castan, W. Carvalho, Nathan / (1) Wilson, Jhony, Bochecha, Dalberto
Transferências
Entradas
Luciano Castán
Wellington Carvalho
Romário
Jhony Douglas
Val
Willian Farias
Valdeci Moreira
Robinho
Tailson
Waguininho
Léo Gamalho
Lucas Nathan
Igor
Dalberto
William Alves
Henrique
Alex Muralha
Gustavo Bochecha
Guilherme Azevedo
Edson Carioca.
Saídas
Lucas Nathan
Tailson
Cerutti (fim do empréstimo)
Matheus Bueno
Pablo Thomaz
Luiz Henrique
Arthur
Até o início do Paranaense 2020
Jonathan, Thallisson Kelven, Julio Rush, Sabino, Willian Matheus, Nathan Silva, Sarrafiore, Thiago Lopes, Galdezani, Yan Sasse, Neílton, Robson e Vitor Carvalho
Empréstimos
Kazu
Nathan Fogaça
Val #97
Com participação direta em 5 gols, Val traz velocidade ao ataque do Coxa. Além de fazer o que a torcida sempre pede: chutar de fora da área. Todos os seus gols foram dessa forma, sendo um de falta.
As cartas de Morínigo
Morínigo
O técnico paraguaio chegou com desconfiança por parte da torcida e da imprensa. Mas provou que vem fazendo um trabalho sério. Com um elenco até certo ponto limitado e com algumas apostas, conseguiu fazer o time jogar sem medo e os números fora de casa atestam isso. Nem o torcedor mais otimista imaginaria o Coxa nesta situação no início do ano.
Henrique #03
Com o zagueiro em campo, o Coritiba teve 71% de aproveitamento e, sem ele, apenas 33%. A defesa sólida trouxe confiança para o time se arriscar mais. É a segunda defesa menos vazada do campeonato.
Natanael #16
É visível a evolução de Natanael na defesa, comparado ao ano passado. É o 5º jogador em desarmes no campeonato. O prata da casa vem se firmando e é uma das importantes peças de Morínigo.
Comissão técnica
É preciso destacar a preparação física no clube. Nos últimos 14 jogos somente 4 jogadores foram afastados por lesão, como relatado pela Rede Coxa anteriormente.
Trabalho liderado pelo preparador físico Gonzalo Llanos e pelo auxiliar técnico Martin Paolorrosso que merece atenção, já que o Coxa sempre teve dificuldades no departamento médico.
Fontes: Transfermarkt, SofaScore, Coritiba